#livro Resenha: Para todos os garotos que já amei

quarta-feira, 28 de outubro de 2015



 Olá meninas!!!

 Hoje vou falar sobre o livro Para todos os garotos que amei de Jenny Han publicado aqui no Brasil pela Editora Intrínseca. Conta a história de Lara Jean que vive com suas irmãs, Margot e Kitty, e seu pai. Sua mãe faleceu após um acidente doméstico e a irmã mais velha de Lara Jean, Margot, acabou assumindo o papel de mãe para as suas irmãs. As três são muito unidas, são as irmãs Song, mas Margot vai se mudar para Escócia para fazer faculdade. 
 Margot namora Josh, vizinho da família, que está sempre presente e é adorado por todos. Mas ela decide terminar o namoro com Josh antes de se mudar.  Todos têm que se adaptar a nova vida sem a presença de Margot.  Josh e Lara Jean já eram amigos antes dele namorar Margot, na verdade Lara Jean era apaixonada por ele, mas desistiu de ter esperanças quando ele começou a namorar sua irmã. 
 A maneira que Lara Jean encontrou para não estar mais apaixonada por Josh foi escrever uma carta com tudo o que sentia. Ela fez o mesmo com os outros 4 garotos que amou. Ela guarda essas cartas em uma caixa de chapéu azul-petróleo que ganhou de sua mãe. Mas estas cartas eram escritas apenas como um desabafo, as mesmas não seriam enviadas para seus destinatários. Pelo menos assim pensava Lara Jean. 
 Um dia misteriosamente as cartas são enviadas, mas ela só descobre quando um dos destinatários, Peter Kavinsky, a procura para falar da carta que recebeu. Ao se dar conta do que está acontecendo Lara Jean fica desesperada ao se lembrar da carta que escreveu para Josh.
 Lara Jean tenta só que não consegue escapar de Josh na escola. Ele pergunta sobre a carta que recebeu e para desconversar Lara Jean acaba inventando que está namorando Peter K e atravessa o corredor e o beija na boca. Peter fica sem entender nada. No final da aula Lara Jean procura Peter e explica o que aconteceu. Eles acabam combinando de fingir que estão namorando, assim Lara Jean afasta Josh e Peter deixa sua ex-namorada com ciúmes. Mas esse plano possui muitas falhas e acaba fugindo do controle e Lara Jean acaba reencontrando outros destinatários de suas cartas.  

 Já fazia algum tempo que eu sempre via este livro nas livrarias, mas não tinha me interessado por ele. Mas quando li a sinopse decidi que precisava ler esta história, o mistério que envolve o envio das cartas chamou minha atenção. Gostei muito da história, demorou um pouco para conseguir desenvolver a leitura.
 A personagem principal vai evoluindo durante a história. Ela tem que assumir responsabilidades que cabiam a sua irmã após a morte da mãe quando Margot se muda para outro país para estudar. A falta da mãe fica clara em muitas passagens do livro. Além do problema do envio misterioso das cartas, Lara Jean acaba criando mais um quando inventa o namoro com Peter.
 O livro tem continuação ainda não publicada aqui no Brasil. O segundo livro é P.S.: Ainda amo você. Estou ansiosa para o lançamento deste livro, quero muito saber como continua esta história.

 Espero que vocês tenham gostado da resenha.

 Deixem comentários com a opinião de vocês.

Beijos,





Um comentário:

  1. Eu vi muiiiita gente falando desse livro na Bienal, mas nem comprei! Eu acho o título dele super interessante, e pelo o que você disse, a história também deve ser.

    Beijos!

    https://kledisse.wordpress.com/

    ResponderExcluir

#dê a sua opinião