#livro Resenha: As Batidas Perdidas do Coração.

sexta-feira, 2 de outubro de 2015




 Olá meninas!

 Hoje vou falar sobre o livro As Batidas Perdidas do Coração da autora brasileira Bianca Briones. O livro é o primeiro volume da série Batidas Perdidas publicado pela Verus Editora e conta a história de Viviane e Rafael. Os dois moram em São Paulo e recentemente passaram pelo trauma de perderem pessoas muito próximas de maneira trágica. O pai de Viviane faleceu vítima de câncer e Rafael perdeu a irmã, um primo e os tios em um acidente de carro provocado por um motorista bêbado e ele já havia perdido seu pai assassinado durante um assalto há alguns anos.
 Eles acabam se cruzando na entrada do hospital onde o pai de Viviane e a irmã de Rafael acabaram de falecer e sentem uma ligação entre eles mesmo sem trocarem nenhuma palavra. Alguns dias depois eles se reencontram na saída da terapia de grupo que Lucas, primo de Rafael, Viviane e seu irmão Rodrigo e participam. Rafael está lá apenas para acompanhar seu primo que está muito abalado com a perda dos pais, do irmão e da prima e acaba sendo grosso com Viviane sem motivo e acaba se arrependendo. Rodrigo e Lucas acabam se aproximando e tornam-se amigos. Rafael pede para que Lucas consiga o contato de Viviane para que possa se desculpar por seu comportamento.
 Após o pedido de desculpas Viviane e Rafael acabam se aproximando. Mas os dois vivem em mundos diferentes, ela é de classe alta como o motorista que provocou o acidente que matou sua família e ficou impune por ser filho de um promotor de justiça, o que não agrada Rafael e ele representa tudo o que sempre disseram para ela evitar (trabalha como barman, toca guitarra e bateria e tem uma grande tatuagem cobrindo um dos braços). Só que existe algo que os aproxima, os dois partilham da mesma dor provocada pela perda de pessoas muito próximas e importantes em suas vidas e mesmo com todas as diferenças eles não conseguem evitar a atração que sentem um pelo outro. Eles precisam encontrar uma maneira de superar as diferenças enquanto enfrentam a resistência da família de Viviane em aceitar o relacionamento e outros problemas que surgem para dificultar ainda mais a vida do casal.

 A narrativa do livro é muito envolvente e nos vemos torcendo pelo casal o tempo todo. Como a capa sugere o livro é recheado de referências musicais. No início de capítulo existe um trecho de uma música e ao longo do livro existem algumas músicas que ajudam a contar a história de Viviane e Rafael. Adorei as referências musicais que nos colocam no clima da história, nos ajudando a vivenciar o que está sendo contado.
 O livro é estruturado intercalando a narrativa a cada capítulo sob o ponto de vista de Viviane e Rafael. Gosto deste tipo de texto porque nos permite enxergar a história como um todo, o ponto de vista de cada um dos personagens e não apenas uma versão dos fatos. O livro conta uma história de superação da perda e dos problemas dela decorrentes e além das músicas está repleto de citações e frases que também nos ajudam a refletir e entender todas as dificuldades enfrentadas por Viviane e Rafael. A história é muito cativante e fica difícil não se sensibilizar com a situação dos protagonistas.  Por ser passar no Brasil é possível identificarmos lugares e situações narradas e o que é sempre positivo para a leitura, nos sentimos mais próximos da história.

 Já li os outros dois livros publicados da série e também me apaixonei por eles. O segundo livro da série é O Descompasso Infinito do Coração e recentemente foi lançado o terceiro livro A Escolha Perfeita do Coração todos publicados pela Verus Editora. Ainda serão lançados ainda mais dois livros desta série.
 A autora participou no dia 27 de setembro de um bate-papo e sessão de autógrafos durante a turnê de lançamento do terceiro livro na Livraria Saraiva do Shopping Iguatemi em Campinas/SP. Ela foi super atenciosa com todos, respondendo todas as perguntas, autografando seus livros e falando dos seus próximos livros. Eu estive presente e posso afirmar que foi emocionante poder conhecer pessoalmente a autora que me cativou e saber como foi o processo de construção dessa história cativante e inspiradora.





 Espero que vocês tenham gostado da resenha e assim como eu fiquem fãs da Série Batidas Perdidas.  Em breve uma nova resenha aqui no blog.

 Beijos,



Nenhum comentário:

Postar um comentário

#dê a sua opinião